O QUE É TDAH?
O TDAH, ou transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, é um transtorno caracterizado pela dificuldade de concentração, inquietude e impulsividade, que geralmente começa na infância e pode persistir até a vida adulta.
Estudos mostram que o transtorno é causado por alterações na parte frontal do cérebro, responsável pela atenção, organização, planejamento e autocontrole, modificando a comunicação dessa parte com o restante do cérebro.
Ao contrário do que muitos pensam, fatores culturais como a criação e educação dos pais possuem pouca influência no desenvolvimento de TDAH.
Predisposição genética, exposição ao chumbo durante a infância, fumar ou consumir álcool durante a gravidez e outras complicações durante a gravidez podem contribuir pra que a criança desenvolva o transtorno.
SINAIS E SINTOMAS:
- Desatenção;
- Hiperatividade;
- Impulsividade.
FATORES DE RISCO:
- Genética;
- Exposição a chumbo durante a infância;
- Fumar ou ingerir álcool durante a gestação;
- Complicações durante a gravidez.
TRATAMENTO:
O tratamento dos pacientes com TDAH é feito com psicoterapia, psicoeducação e, em alguns casos, com medicação.
As psicoterapias mais utilizadas e com maiores evidências científicas de eficácia são as terapias cognitivo-comportamentais.
A psicoeducação é usada para proporcionar estratégias a fim de ajudar na organização e administração da vida cotidiana.
Os medicamentos mais utilizados no tratamento dos pacientes que não respondem ao tratamento são os psicoestimulantes, como o metilfenidato, que em pessoas com o transtorno melhoram os 3 grupos de sintomas: desatenção, hiperatividade e impusividade.