TDAH – Déficit de Atenção

O QUE É TDAH?

O TDAH, ou transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, é um transtorno caracterizado pela dificuldade de concentração, inquietude e impulsividade, que geralmente começa na infância e pode persistir até a vida adulta.

Estudos mostram que o transtorno é causado por alterações na parte frontal do cérebro, responsável pela atenção, organização, planejamento e autocontrole, modificando a comunicação dessa parte com o restante do cérebro.

Ao contrário do que muitos pensam, fatores culturais como a criação e educação dos pais possuem pouca influência no desenvolvimento de TDAH.

Predisposição genética, exposição ao chumbo durante a infância, fumar ou consumir álcool durante a gravidez e outras complicações durante a gravidez podem contribuir pra que a criança desenvolva o transtorno.

SINAIS E SINTOMAS:

  • Desatenção;
  • Hiperatividade;
  • Impulsividade.

FATORES DE RISCO:

  • Genética;
  • Exposição a chumbo durante a infância;
  • Fumar ou ingerir álcool durante a gestação;
  • Complicações durante a gravidez.

TRATAMENTO:

O tratamento dos pacientes com TDAH é feito com psicoterapia, psicoeducação e, em alguns casos, com medicação.

As psicoterapias mais utilizadas e com maiores evidências científicas de eficácia são as terapias cognitivo-comportamentais.

A psicoeducação é usada para proporcionar estratégias a fim de ajudar na organização e administração da vida cotidiana.

Os medicamentos mais utilizados no tratamento dos pacientes que não respondem ao tratamento são os psicoestimulantes, como o metilfenidato, que em pessoas com o transtorno melhoram os 3 grupos de sintomas: desatenção, hiperatividade e impusividade.

TDAH – Déficit de Atenção

Deixe uma resposta

Rolar para o topo